Equipamentos de segurança obrigatórios para motoboy e moto taxista

Todo motociclista, independente de exercer ou não a atividade remunerada de motoboy, deve se atentar ao uso dos equipamentos de segurança obrigatórios, sejam eles de uso pessoal ou da moto.

A Resolução nº 14/98 do Contran determina que são itens obrigatórios para motos:

1) Espelhos retrovisores de ambos os lados;

2) Farol dianteiro de cor branca ou amarela;
3) Lanterna de cor vermelha na parte traseira;
4) Lanterna de freio de cor vermelha;
5) Iluminação da placa traseira;
6) Indicadores luminosos de mudança de direção dianteiro e traseiro;
7) Velocímetro;
8) Buzina;
9) Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10) Dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

Para uso pessoal dos motociclistas e motoboys as resoluções 20/98 e 203/06 do Contran determinam o uso obrigatório de vestuário adequado (não especificado) e do capacete:

O capacete deve obrigatoriamente ter o selo do Inmetro e faixas refletivas na parte lateral e atrás;
A viseira deve ser transparente e não é permitida a colocação de películas;
Para capacetes sem viseira fica estabelecido a obrigatoriedade do uso de óculos de proteção ou óculos comuns para aqueles que o utilizam.
Em uma moto o condutor não conta com nenhuma proteção ao redor de si, por conta disso o uso de outros equipamentos de segurança também são indicados:

Luvas: além de protegerem contra lesões em caso de queda, dão melhor fixação e segurança ao segurar o guidom;
Joelheiras: protegem de lesões em caso de queda;
Cotoveleiras: mesma função das joelheiras;
Botas: protegem os pés contra lesões, queimaduras no escapamento e também em protegem em dias de chuva;
Antena corta-pipas: evita acidentes com linhas de pipa, que são praticamente invisíveis aos olhos do motoboy enquanto pilota;
Colete refletivo: item obrigatório para o serviço de motoboy, permite que este seja visto com facilidade pelos demais motoristas;
Mata-cachorro: é uma estrutura tubular em metal que deve ser colocada na frente do motor, logo à frente das pernas do motociclista para sua proteção.

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